You are currently viewing A Área Metropolitana do Porto contará com uma frota de 30 autocarros totalment ...
Autocarros Elétricos Porto

A Área Metropolitana do Porto contará com uma frota de 30 autocarros totalment ...

  • Post author:
  • Post category:Planeta

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto lançou um concurso público internacional para comprar 30 autocarros elétricos. O projeto inclui a instalação das infraestruturas de carregamento.

No âmbito do plano de renovação da frota e da estratégia de descarbonização, a STCP lançou, assim, um concurso público internacional para adquirir 30 autocarros elétricos e, além disso, instalar uma Estação de Carregamento com 15 postos duplos. Dessa forma, a empresa pretende eliminar, de forma gradual, os veículos a combustão, promovendo uma transição mais sustentável.

Impacto ambiental e eficiência do serviço público

O investimento de 12,9 milhões de euros permitirá, assim, à maior operadora rodoviária da Área Metropolitana do Porto renovar a sua frota. Além disso, o principal objetivo é melhorar a eficiência do serviço público, tanto do ponto de vista ambiental como económico. Dessa forma, esta iniciativa contribuirá significativamente para a redução das emissões de carbono e, consequentemente, para uma mobilidade mais sustentável.

Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP, destacou o compromisso da empresa na liderança da transição para um transporte público mais sustentável e eficiente. “O lançamento deste concurso para a aquisição de 30 autocarros standard 100% elétricos representa mais um avanço concreto na nossa aposta na mobilidade limpa, beneficiando tanto os nossos passageiros como as comunidades onde operamos”, afirmou.

Entrada em operação prevista para 2026

Espera-se que os 30 novos autocarros elétricos entrem em operação no segundo trimestre de 2026. Terão 12 metros de comprimento e uma autonomia mínima de 320 km. Com esta incorporação, a frota de veículos elétricos da STCP passará a contar com um total de 126 unidades isentas de emissões. Atualmente, a frota da empresa inclui 446 veículos, dos quais 75% utilizam gás natural, 15% são totalmente elétricos e 10% ainda operam a diesel.

A nova estação de carregamento será instalada na Estação de Recolha da Via Norte, onde ficarão alocados os novos veículos elétricos.

Os procedimentos do concurso foram divulgados no Jornal Oficial da União Europeia, no Diário da República e na Plataforma Vortal.

eva-network.eu

Fonte: WELECTRIC