You are currently viewing A bateria de estado sólido da Nissan deverá chegar em 2028: “Esse é o n ...
Battery Pack

A bateria de estado sólido da Nissan deverá chegar em 2028: “Esse é o n ...

  • Post author:
  • Post category:Tecnologia

Poderemos vê-la em versões híbridas dos SUV de grandes dimensões da marca, dizem os executivos. Mas será estreada num veículo 100% elétrico.

A Nissan afirma estar no bom caminho para lançar uma bateria totalmente de estado sólido (ASSB) até março de 2029.
Segundo a marca, esta tecnologia será utilizada tanto em veículos 100% elétricos como em híbridos.

A empresa alega que será possível carregar até 65% em cerca de 5 minutos.

Desenvolvimento na fase final e produção piloto já em curso

De acordo com declarações dos executivos à InsideEVs, durante o evento de apresentação das futuras tecnologias da marca, no Japão, a Nissan continua comprometida com o lançamento da bateria ASSB até ao final do ano fiscal de 2028 — que, no Japão, termina a 31 de março de 2029.

“Esse é o nosso objetivo”, afirmou Shunichi Inamijima, vice-presidente da divisão de engenharia de grupos motopropulsores e veículos elétricos da Nissan, através de um tradutor.

Acrescentou ainda que a Nissan se encontra na “fase culminante” do desenvolvimento do próprio pack de baterias e prestes a iniciar os trabalhos diretamente nos veículos.

Um cronograma ambicioso, mas com avanços significativos

A Nissan enfrenta uma meta ambiciosa, sobretudo porque já adiou ligeiramente o cronograma, em parte devido à procura por veículos elétricos ter ficado aquém das previsões iniciais da indústria.

Mas o calendário para o final de 2028/início de 2029 já tinha sido anunciado na primavera passada.
Desta vez, no entanto, a Nissan já tem uma unidade-piloto de produção em massa operacional.

Embora a empresa ainda esteja longe de atingir uma produção em escala total, o processo de finalização do design da bateria está bastante avançado.

Características técnicas da bateria ASSB da Nissan

A bateria ASSB (All-Solid-State Battery) da Nissan utilizará um ânodo de lítio-metal e um eletrólito de enxofre.

Segundo a marca, poderá ser combinada com um cátodo de níquel-manganês-cobalto (NMC), de níquel-manganês (NM) ou — eventualmente — com um cátodo de enxofre-manganês.

As duas últimas opções permitiriam à Nissan evitar o uso de cobalto, um metal raro e caro, sendo que o cátodo de enxofre-manganês poderia tornar a solução ainda mais económica.

Densidade energética, resistência térmica e durabilidade

Independentemente da química escolhida, o objetivo da Nissan é alcançar uma densidade energética de 1.000 Wh/L — um valor significativamente superior ao das baterias de iões de lítio atuais, que atingem no máximo cerca de 700 Wh/L.

A Nissan afirma ainda que esta bateria é resistente ao calor até 100 °C e é a mais durável entre todas as baterias de estado sólido experimentais com resultados publicados até à data.

Outro destaque importante é a capacidade de carregar até 65% em apenas 5 minutos, o que representa um salto tecnológico notável face à maioria das baterias para veículos elétricos atualmente disponíveis.

Aplicações em veículos elétricos e híbridos

Segundo um dos executivos da marca, estas baterias não serão exclusivas para veículos elétricos.
As baterias de estado sólido também serão bastante úteis em veículos híbridos — especialmente em SUV de maiores dimensões — onde os benefícios em termos de peso, estabilidade, eficiência, custo e durabilidade serão ainda mais evidentes.

A corrida pelo estado sólido: Nissan em destaque

Ainda não foi revelado qual será o primeiro veículo elétrico da Nissan a receber esta tecnologia.
No entanto, o calendário da marca coloca-a numa posição mais ambiciosa do que a maioria das empresas do setor.

Várias fabricantes anunciaram planos para lançar baterias de estado sólido até ao final da década, mas poucas demonstraram tanta ousadia como a Nissan. A Mercedes, em parceria com a Factorial, está bastante avançada, e na China já existem baterias semi-estado sólido em comercialização.

Contudo, a corrida para colocar no mercado uma verdadeira bateria totalmente de estado sólido continua em aberto.
Resta saber se a Nissan terá o que é preciso para vencer.

eva-network.eu

Fonte: INSIDEEVs