You are currently viewing Carros Elétricos com Baterias de Estado Sólido da Honda com 1.000 km de Autono ...
Baterias Estado Sólido Honda

Carros Elétricos com Baterias de Estado Sólido da Honda com 1.000 km de Autono ...

  • Post author:
  • Post category:Tecnologia



A Honda está a reforçar os seus esforços no desenvolvimento de baterias de estado sólido, visando lançar carros elétricos com 1.000 km de autonomia até 2030. A empresa afirma que, até ao final da década, os seus veículos equipados com estas baterias poderão atingir o dobro da autonomia média dos modelos atuais, percorrendo até 1.000 km com uma única carga.

A Honda afirma que os seus futuros veículos elétricos irão alcançar até 1.250 km com uma carga completa após 2040. No entanto, há um grande problema.

Estas novas baterias prometem ser 50% mais pequenas, 35% mais leves e 25% mais económicas de fabricar do que as baterias de iões de lítio com eletrólito líquido. Além disso, serão mais seguras e permitirão velocidades de carregamento superiores.

Após 2040, além de aumentar a autonomia para 1.250 km, ao mesmo tempo irá continuar a reduzir o tamanho, o peso e o custo das baterias.

Durante uma conferência no Japão, os executivos da Honda apresentaram detalhes sobre estas metas. Isto aconteceu uma semana após a empresa anunciar a construção de uma instalação piloto para produção de baterias de estado sólido em larga escala. A produção de teste começará no próximo mês.

Apesar dos avanços, existem grandes desafios. As células protótipo atuais são muito pequenas e não podem ser usadas em veículos – são 100 vezes demasiado pequenas.

“É por isso que criámos a linha piloto para identificar e resolver quaisquer problemas em termos de tamanho e produção em massa o mais rápido possível”, disse Takeshi Ueda, engenheiro-chefe da Honda R&D. “Temos de tornar o nosso protótipo de bateria 100 vezes maior.”

Galeria: Linha de Produção de Demonstração da Honda para Baterias de Estado Sólido

Outras dificuldades incluem separadores de cerâmica que podem rachar e a formação de dendrites no eletrólito. Além disso, o controlo climático das instalações exige baixos níveis de humidade, o que requer equipamentos energicamente intensivos.

A Honda está confiante em superar estes obstáculos. Implementará uma técnica de prensagem por rolo para criar camadas ultrafinas e usará um método de mistura contínua, três vezes mais rápido que o convencional. Cada fase de produção será isolada em áreas com controlo climático próprio para reduzir os custos energéticos.

“A nossa bateria de estado sólido será uma viragem de jogo nesta era dos veículos elétricos”, afirmou Keiji Otsu, presidente da Honda R&D Co.

A Honda junta-se a outras marcas como Toyota, Nissan, Stellantis, BMW e Volkswagen na corrida pelo desenvolvimento de baterias de estado sólido, trabalhando de forma independente ou em parceria com outras empresas.

www.eva-network.eu

Fonte: INSIDE EVs