As baixas temperaturas influenciam a autonomia das baterias, aumentam o consumo energético e aumentam o tempo de carregamento. Ao adotar práticas simples, é possível continuar a assegurar uma condução eficiente e confortável, mesmo nos dias mais frios.
1. Carregue com regularidade e controle a autonomia
Como as temperaturas baixas podem reduzir significativamente a eficiência das baterias, é importante adotar medidas preventivas. Por isso, para evitar imprevistos durante a condução, recomenda-se aumentar a frequência dos carregamentos, mantendo os níveis de carga entre 20% e 80%. Esta prática, além de preservar a vida útil da bateria, garante também que dispõe de energia suficiente para os seus percursos diários.
2. Pré-aqueça a viatura antes de iniciar viagem
Se o seu veículo dispõe da função de pré-aquecimento, utilize-a enquanto estiver ligado à rede elétrica. Com esta prática, o habitáculo e a bateria terão a temperatura ideal ao usar energia externa, mantendo a autonomia da bateria para o trajeto.
3. Utilize o aquecimento de forma eficiente
Como o sistema de aquecimento é um dos principais responsáveis pelo consumo de energia, é aconselhável optar por soluções mais eficientes. Por exemplo, se o seu veículo dispuser dessa funcionalidade, prefira aquecer os bancos ou o volante. Estas alternativas, além de mais direccionadas, consomem consideravelmente menos energia do que aquecer todo o interior do habitáculo.
4. Confirme a pressão dos pneus
Em dias mais frios, a pressão dos pneus diminui, aumentando o atrito com a estrada e, por consequência, o consumo energético do veículo. Pondere usar pneus de inverno, que oferecem maior segurança em condições adversas.
5. Estacione em locais abrigados
Sempre que possível, opte por guardar o automóvel numa garagem ou num local de estacionamento coberto. Desta forma, conseguirá manter a temperatura da bateria mais estável, o que, por sua vez, contribui para reduzir os impactos negativos do frio tanto na autonomia como no desempenho do veículo.
6. Conduza com precaução
Para uma condução mais eficiente durante o inverno, evite fazer acelerações ou travagens bruscas, pois estas práticas aumentam significativamente o consumo energético. Além disso, procure manter uma velocidade moderada e, sempre que possível, utilize o modo Eco, funcionalidade disponível na maioria dos veículos elétricos e especialmente útil em condições climatéricas adversas.
7. Faça carregamentos mais lentos
O carregamento em temperaturas mais baixas pode ser menos eficiente e acelera o desgaste da bateria. Como tal, privilegie carregamentos lentos, que são mais adequados para os dias mais frios.
Fonte: WELECTRIC