You are currently viewing Elétricos no presente e no futuro ...

Elétricos no presente e no futuro ...

  • Post author:
  • Post category:EVA em Foco

Um serviço Carcentury:

Recém inaugurada, a Carcentury Service é muito mais que uma empresa instrumental da Carcentury. Para além de dar suporte ao negócio de usados da empresa, foca-se também no serviço para outros clientes.

História e Crescimento

A Carcentury iniciou o negócio de venda de veículos usados em 2004, por Maria do Céu Roque. Muito exigente com a preparação dos carros que entregavam aos seus clientes. A gerente da empresa de Torres Vedras rapidamente percebeu a importância de ter uma equipe própria. Esta equipe seria dedicada exclusivamente à preparação e manutenção desses veículos. Naturalmente cria a Carcentury Service, após um ano de atividade, numa primeira fase como empresa instrumental da Carcentury, mas como os clientes valorizavam o serviço começou a abrir a oficina mesmo a quem não era ainda cliente nos usados.

Novas Instalações e Expansão do Negócio

Muito recentemente (abril de 2024) a empresa inaugurou uma novas instalações da Carcentury Service, depois de ter passado por dois espaços mais pequenos. A CARCENTURY SERVICE Oficina O com o objetivo de operacionalizar ainda mais a atividade dos usados, mas também proporcionar outras condições de conforto ao cliente oficinal. “Os nossos clientes dos usados são sempre a prioridade, mas a qualidade de serviço que propomos ao mercado, não faria sentido não o disponibilizar a outros clientes que podem entrar na nossa organização por via do pós-venda”, refere Ricardo Silva, responsável pela oficina, realçando que “o negócio oficinal surge também na ideia de diversificar o negócio e não estar apenas dependente das flutuações no negócio dos usados”.

Focada sobretudo nos veículos até 10 anos, a Carcentury Service tem a sua identidade própria a todos os níveis (imagem, serviço, etc.). No entanto, sua associação à Eva Network nasce por via dos veículos elétricos, mesmo que dois técnicos já tivessem formação (nível, 1, 2 e 3) neste tipo de veículos. “Houve necessidade de perceber melhor o que precisávamos para poder assistir os elétricos e, dessa forma, a EVA Network foi um excelente aliado”, revela Ricardo Silva. Essa associação trouxe ainda as vantagens das revisões certificadas (MV-BER), num processo recentemente iniciado pela empresa, sobretudo para veículos (nomeadamente os elétricos) que ainda têm a garantia do construtor. “Nas viaturas em garantia somos nós na Carcentury Service que fazemos as manutenções, pelo que fazer as revisões certificadas MV-BER acaba por ser uma forma de garantirmos um melhor serviço ao nosso cliente”, explica Ricardo Silva.

Qualidade das Peças e Formação

Do ponto de vista das peças, todos os carros em garantia levam peças originais. Entretanto, para carros fora de garantia o recurso seja mais a peças aftermarket. “O nosso foco é sempre peças originais, embora existam frequentemente dificuldades no abastecimento, mas quando utilizamos peças aftermarket apostamos sempre em marcas que estejam no primeiro equipamento. O nosso foco é sempre a qualidade”, assume o responsável da oficina.

Lidando com veículos mais recentes e com veículos elétricos, os técnicos da Carcentury são sempre incentivados ao máximo a fazer formações. “Temos uma equipa jovem e dinâmica. Puxamos muito uns pelos outros para estarmos sempre atualizados relativamente a novas tecnologias, mas aceitamos muito as sugestões dos nossos técnicos sobre a formação que pretendem fazer”, diz Ricardo Silva.

Ao nível dos serviços, o foco principal é na mecânica e nos veículos elétricos, além dos recondicionamentos normais de veículos usados. No entanto, a chapa e a pintura são subcontratadas a outra oficina “É certo que a manutenção dos elétricos ainda é residual e praticamente só temos feito manutenções preventivas. Mas queremos preparar-nos para começar a desenvolver outro nível de serviços com os elétricos”, assegura o responsável pela Carcentury Service.

Ainda na vertente dos elétricos, importa referir que a Carcentury possui um salão de vendas dedicado exclusivamente à comercialização de veículos elétricos. Recentemente, uma empresa instalou o primeiro posto de carregamento de elétricos em Portugal que permite o pagamento por multibanco. O Grupo EBI (EVA Network) desenvolveu, através de uma parceria internacional, a solução de integração de terminais de pagamento contactless, via multibanco. Na sua gama de carregadores AC e DC, desde 22Kw até 240Kw, colocando em funcionamento a primeira unidade precisamente na Carcentury.

www.eva-network.eu

Fonte: Revista Pós-Venda