A EVA Network lançou em setembro passado um novo conceito para os reparadores de colisão. O EVA COLLISION CENTER, é um Centro exclusivo para veículos elétricos e híbridos. Um novo conceito de colisão orientada para a mobilidade elétrica
Ou seja, este novo conceito, designado por EVA Collision, permite aos profissionais da área da chapa e pintura, cumprir as exigências de todos os fabricantes de automóveis elétricos e híbridos, na medida em que cada fabricante tem diferentes limites de temperatura e tempo (em estufa de pintura) para cada modelo.
EVA Collision – Pack Chave na Mão
Este “Pack” Chave na Mão contém todos os itens necessários para operar de forma estruturada e profissional nesta nova área. Ou seja, desde os equipamentos/ferramentas específicos para realizarem o procedimento especial de despistagem de segurança aquando da receção do veículo na oficina, passando por auditorias até à formação. Ou seja, neste caso trata-se de uma formação de dois níveis. Um em sistemas de refrigeração passivos e forçados. E outro em sistemas de refrigeração líquida ou arrefecimento por ar condicionado. Ambos abrangem os sistemas de refrigeração, parafusos de binário controlado, procedimentos normalizados para extração da bateria, procedimentos de segurança, recolha de evidencias do processo, emissão do certificado de desmontagem da bateria, etc.
Os cumprimentos destes procedimentos específicos para veículos elétricos e híbridos garante a segurança da oficina assim como segurança para o utilizador final que tem uma garantia de que a vida útil da bateria do veículo não poderá ser comprometida.
Acima de tudo, o Certificado da desmontagem da bateria obedece a procedimentos específicos e carece da certificação do procedimento por entidade independente para ter validade legal.
EVA Collision – Segurança Garantida para Oficina e Cliente
O não cumprir o procedimento de despistagem de segurança pode trazer riscos muito elevados para a oficina na medida em que um veículo elétrico com a bateria danificada pode pegar fogo mais tarde já no interior da oficina com consequências muito mais graves do que um incêndio num carro a combustão, por exemplo.
Independentemente de alguns fabricantes contemplarem temperaturas e tempos máximos de estufa para os diferentes modelos, a solução profissional EVA Collision adota o procedimento de máxima segurança, ou seja, a desmontagem da bateria de alta tensão por processo certificado antes de qualquer intervenção da chapa ou pintura.
À parte da bateria, outros sistemas eletrónicos podem ser danificados pelos processos convencionais de reparação ou pintura. Na solução EVA Collision só é considerado o processo controlado da desmontagem da bateria. Visto os elevados custos que pode acarretar se provocarmos qualquer dano nos circuitos eletrónicos ou bateria, por exemplo.
Ou seja, a desmontagem da bateria elimina qualquer risco de reclamação posterior, visto o carro ter sido intervencionado sem a bateria montada.
De acordo com a EVA Network as oficinas de colisão certificadas EVA são uma boa e lógica opção para as seguradoras e gestoras de frotas. Principalmente para as que querem ao máximo reduzir os riscos financeiros inerentes a este tipo de intervenções nestes veículos.
A EVA Collision está disponível em 2 tipologias:
Reparador Independente ou Agente Oficial da marca – variando apenas na comunicação exterior para o consumidor.
O primeiro EVA Collision Center já abriu no Algarve (Auto Vasco da Gama). Informando a empresa que está em processo de negociação para a instalação, formação e certificação de alguns concessionários dos maiores grupos de distribuição automóvel em Portugal.
Enquanto isso, está a decorrer uma campanha em 2023 (já iniciada no final de 2022). Direcionada para o grupo de pioneiros com condições especiais para acelerar o crescimento desta rede de especialistas de colisão.
Ferramentas EVA COLLISION
Da mesma forma, para cumprir com os procedimentos do EVA Collision, existe um conjunto obrigatório de ferramentas que permitem colocar em segurança os Veículos Elétricos ou Híbridos. Por exemplo:
- Kit de EPI’S – Equipamentos de Proteção Individual segundo as normas EN397, EN166, EN345 1 / EN ISO 20345, EN60 903, EN 160, composto por lockers, cadeados de proteção, isolantes anti estáticos, botas, capacetes, entre outros;
- Kit de EME’S – Equipamentos de Medição e Ensaio composto por 3 peças;
- Carro de ferramentas equipado com Kit de peças específicas isoladas VDE 1000V AC/1500V DC com Garantia Vitalícia e segundo as normas IEC/EN 60900 VDE, EN 60900, IEC 900;
- Kit de Sinalética para Box segundo a norma estabelecida pelos organismos europeus de normalização (procedimentos de segurança);
- Plataforma Elevatória específica para baterias de VE ´s (1,9m/1Ton);
- Carregador Wall Box 22kW com capacidade de carga trifásica 6 32A e 22kW monofásico 6 32A ficha tipo 2;
- Proteção interna contra fugas de corrente , 30mA AC, 6mA DC;
- Sensor de corrente 3 fases segundo a norma EN62196 2.
Fonte: Revista Pós-Venda