You are currently viewing Iniciou-se a produção em série de viaturas elétricas em Mangualde – St ...
Produção de veículos eléctricos em Mangualde

Iniciou-se a produção em série de viaturas elétricas em Mangualde – St ...

  • Post author:
  • Post category:Tecnologia

Produção de Viaturas Elétricas

Momento histórico, o Centro de Produção Stellantis de Mangualde. Hoje, dia 03 de outubro de 2024, início à produção em série dos veículos 100% elétricos. Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo-e e Peugeot E-Partner e E-Rifter, nas versões de Passageiros e Comerciais Ligeiros. Ambos destinados aos mercados doméstico e de exportação.

Investimento de 119 Milhões

Ou seja, em resultado de um investimento de 119 milhões de euros, obtido através de uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial de que a Stellantis Mangualde é líder – o projeto “GreenAuto” -, este importante centro de produção nacional torna-se na primeira fábrica, em Portugal, a produzir, veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros elétricos a bateria, de grande série.

Com este arranque da produção, os clientes nacionais, particulares e empresas, podem, pela primeira vez, adquirir e beneficiar de viaturas elétricas de grande série “Made in Portugal”. Enquanto isso, contribuem para a economia, o Produto Interno Bruto e a mobilidade sustentável em Portugal.

Inovação e Descarbonização no Centro de Mangualde

Portanto, estando na linha da frente em termos de inovação, a Stellantis e o seu Centro de Mangualde colocam os melhores e os mais avançados produtos. Certamente, reforçam o seu compromisso com a excelência ao serviço dos clientes. Além disso, apostando na descarbonização e proporcionando uma mobilidade segura, acessível e ambientalmente responsável.

Por exemplo, da linha da Fábrica de Mangualde sai uma gama completa de oito viaturas elétricas de quatro das marcas do Grupo. As versões de Passageiros e Comerciais Ligeiros Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo-e e Peugeot E-Partner e E-Rifter.

Recorde-se que em julho último, antecipando em quase um ano os planos iniciais do Grupo. O Centro de Mangualde começou a produção das primeiras unidades pré-série dos novos veículos 100% elétricos. O evento foi presidido por Carlos Tavares, CEO da Stellantis, e contou com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Economia, Pedro Reis, e da Secretária de Estado da Saúde, Ana Margarida Povo. Estiveram também presentes outros convidados.

Num importante virar de página, e refletindo o compromisso da Stellantis com a mobilidade sustentável no país, a Fábrica de Mangualde operou transformações significativas na sua área industrial. Tanto nos setores de montagem como na ferragem. Acima de tudo, o maior destaque vai para a criação de uma nova linha de montagem de baterias para os veículos elétricos ali produzidos. A área de mais de 800 m2 levou à criação de 63 novos empregos e à formação específica de toda a equipa técnica.

Nos primeiros nove meses do ano, este importante Centro industrial no interior do país produziu já 63.400 viaturas.

Liderança de Mercado da Stellantis em Veículos Comerciais

Em Portugal, a Stellantis detém uma liderança incomparável. Quer no mercado dos veículos comerciais ligeiros com uma quota de 45% nos primeiros 10 meses do ano, quer no dos furgões 100% elétricos, com 32% de quota de mercado.

O Centro de Produção de Mangualde é um pilar na concretização da ambição mundial de liderança da unidade de negócios Stellantis ProOne, dedicada aos veículos comerciais ligeiros. Além disso, desempenha um papel fundamental na estratégia de eletrificação da oferta das diversas marcas.

Portanto, como um dos sete negócios de crescimento do plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, a Stellantis ProOne tem como missão liderada o mercado de veículos comerciais. Para isso, oferece soluções excepcionais que abrangem as diversas marcas. Sendo parte da ambição que a empresa tem de alcançar emissões líquidas neutras em carbono até 2038, em todas as atividades, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.

Da mesma forma, a eletrificação do Centro de Produção Stellantis de Mangualde contribui para a concretização dos objetivos ambiciosos definidos nesse plano estratégico. O foco é alcançar uma liderança indiscutível no processo de eletrificação, o que permitirá, por sua vez, a liderança no negócio dos veículos comerciais anível mundial.

www.eva-network.eu/eva-news

Fonte: Anecra