Fabricantes de automóveis querem um milhão de postos públicos de carregamento até 2024
Por Automonitor
em 10:18, 11 Fev 2021
No novo Mégane E-TECH Plug-in Hybrid, o bocal de carregamento elétrico fica do lado direito, simétrico ao depósito de combustível, que se encontra do lado esquerdo do carro.
Share
De acordo com a agência Reuters, os fabricantes do setor automóvel pediram à União Europeia (UE) para estabelecer metas de um milhão de postos de carregamentos públicos de veículos elétricos até 2024 e três milhões até 2029. O objetivo é transmitir aos consumidores a confiança necessária para transitarem para as novas tecnologias de mobilidade.
Numa carta escrita em conjunto com associações de consumidores e transportes sustentáveis, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) disse a Bruxelas que a definição destes objetivos pode ajudar tanto os fabricantes como os operadores de infraestruturas de carregamento. “A Comissão Europeia tem de rapidamente tomar uma atitude e definir objetivos vinculativos para impulsionar a infraestrutura nos estados membros. De outra forma, até as metas de redução de emissões ficam em risco”, afirmou o presidente da ACEA, Oliver Zipse, que também é chairman da alemã BMW.
As vendas de veículos elétricos ganharam impulso recentemente, ao mesmo tempo que os carros com motores a combustão sofreram quedas durante os confinamentos motivados pela pandemia de covid-19.
Os fabricantes estão a lançar cada vez mais modelos 100% elétricos para cumprir as metas de redução das emissões na UE, e vários governos associaram benefícios fiscais à aquisição deste tipo de veículos como parte dos seus programas de recuperação da crise. No entanto, o desenvolvimento das redes de carregamento públicas tem sido lenta. Segundo dados da indústria, a UE tinha apenas 224.538 postos públicos de carregamento em 2020.
Share