You are currently viewing Governo mantém e prolonga incentivos para VE’s ...

Governo mantém e prolonga incentivos para VE’s ...

Incentivo para compra de veículos sem emissões é renovado, embora ainda não sejam determinados os valores dos ‘cheques’.É criada tributação autónoma para elétricos acima dos 62.500 euros.

 

O Governo mantém e prolonga incentivos para VE’s. Para a compra de veículos sem emissões, embora não determine o valor do ‘cheque’, o executivo compromete-se em manter a iniciativa para ajudar a renovar o parque automóvel nacional. Também estão previstas mexidas na tributação de carros elétricos para empresas.

 

“No âmbito das medidas de ação climática é mantido o incentivo à introdução no consumo de veículos de emissões nulas, financiado pelo Fundo Ambiental”

Assim refere o relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).

 

O Governo mantém e prolonga incentivos para VE’s. No próximo ano, a medida deverá incluir automóveis elétricos, bicicletas convencionais e com assistência elétrica, bicicletas de carga, motas elétricas e “ciclomotores elétricos que possuam homologação europeia e estejam sujeitos a atribuição de matrícula”. Ficarão excluídas dos apoios as bicicletas para enduro, trial e as motas com sidecar.

Em 2022, o programa de incentivo para compra de veículos sem emissões conta com um orçamento de 9,5 milhões de euros.

Também na mobilidade elétrica, o OE2023 tem alterações para as empresas: é introduzida a tributação autónoma, com uma taxa de 10%, aos veículos movidos exclusivamente a energia elétrica com um valor de compra igual ou superior a 62.500 euros. Este é o montante limite para a atribuição dos incentivos para a compra de carros sem emissões.

Será ainda diminuída a tributação de viaturas ligeiras de passageiros híbridas plug-in e de viaturas ligeiras de passageiros movidas a gás natural veicular (GNV). Estas passam a ser tributadas às taxas de 2,5%, 7,5 % e 15 % em função do valor de aquisição do veículo em causa.

 

https://eco.sapo.pt/2022/10/10/governo-mantem-programa-para-compra-de-carros-eletricos/

 

www.eva-network.eu