A inauguração da fábrica-piloto de baterias Dream não está longe. A empresa apresentará um protótipo funcional até ao final do ano.
A inauguração oficial da fábrica-piloto de baterias de estado sólido da Hyundai está a apenas um mês de distância. A cerimónia de abertura oficial da fábrica coreana em Uiwang terá lugar em março.
Para demonstrar a confiança do grupo nesta nova bateria, basta dizer que lhe deram o nome de Dream. No momento, não estão disponíveis detalhes técnicos, mas a Hyundai afirma que representará um grande avanço em termos de autonomia, velocidade de carregamento, segurança e, naturalmente, densidade energética.
Baterias diferentes para veículos elétricos diferentes
A notícia de que a Hyundai estava a desenvolver a sua própria bateria de estado sólido surgiu pela primeira vez em 2023, durante o evento anual da empresa para investidores. Na ocasião, a Hyundai deixou claro o seu objetivo de se tornar líder no setor das baterias para veículos elétricos.
Ao mesmo tempo, anunciou um investimento de 9 mil milhões de euros ao longo de 10 anos para se estabelecer no mercado com várias tecnologias. Estas incluem baterias de estado sólido, bem como baterias de iões de lítio com química lítio-ferro-fosfato (LFP) ou níquel-manganês-cobalto (NMC).
Parceria com a Factorial
Na fábrica de Uiwang, a Hyundai confirmou que a produção das baterias Dream terá início já no próximo mês e que, até ao final de 2025, será apresentado um protótipo elétrico equipado com esta nova tecnologia.
Além disso, a Hyundai também planeia utilizar baterias de estado sólido em eVTOLs (veículos elétricos de descolagem e aterragem vertical), como demonstrado no CES 2024, onde apresentou o Supernal S-A2.
Comercialização ainda a longo prazo
Apesar do progresso, a comercialização em massa destas baterias ainda está longe de se concretizar. A administração da Hyundai aponta uma data não especificada em 2030 para o lançamento no mercado.
Enquanto isso, a empresa continua a investir em parcerias estratégicas para acelerar o desenvolvimento destas tecnologias. Na primavera de 2024, foi anunciada uma colaboração com a Mercedes e a Stellantis para apoiar a Factorial Energy, uma empresa especializada em baterias de estado sólido, que também conta com o apoio da LG Chem.
Fonte: MOTOR1