Novo Fiat 500 conquista o “Red Dot Award 2020”
O Novo Fiat 500, o primeiro modelo totalmente elétrico da FCA, conquistou o “Red Dot Award 2020”, um dos mais ambicionados prémios no mundo do design industrial, na categoria “Design Concept”. O primeiro citadino elétrico da Fiat está pronto para revolucionar a mobilidade do futuro com o seu inconfundível estilo feito de cultura italiana, do espírito de La Dolce Vita, de tecnologia e de inovação.
A cerimónia de entrega dos “Red Dot Awards 2020” foi realizada online. O Novo Fiat 500 foi premiado na categoria “Design Concept”, uma das três dos “Red Dot Design Awards”. Os cobiçados prémios foram atribuídos por um júri internacional constituído por 21 dos mais conceituados profissionais e professores da área de design. O novo citadino da Fiat foi premiado pela unicidade e excelência do seu design, e pela capacidade de se distinguir entre os seus concorrentes. Em 2019, este mesmo reconhecimento foi para o concept Fiat Centoventi.
Olivier François, Presidente da Fiat Brand Global, comentou: «Conquistar o “Red Dot Award” enche-me de orgulho, pois o 500 sempre soube manter-se a par dos tempos. Muda quando mudam as necessidades sociais. Também assim tem sido com a terceira geração do 500, que se espera capaz de responder às novas exigências de mobilidade. O Novo Fiat 500 foi concebido, desenhado e construído em Itália, com a autenticidade de um produto feito em casa com todo o amor. Desde os primeiros momentos, o projeto do Novo 500 agradou a todos na Fiat pela sua positividade, trazendo consigo energia e criatividade. Aquela criatividade genuinamente italiana que se revelou capaz de, partindo de 63 anos de história e de sucessos, oferecer um modelo totalmente novo, totalmente elétrico, de alta tecnologia e conectado, mas sempre 500: fantástico, carismático e com a capacidade de provocar mudanças, de se tornar um objeto de desejo para uma mobilidade com zero emissões, em puro estilo Dolcevita.»
Um objeto de desejo em inimitável estilo 500. Num tempo em que é expectável que a mobilidade seja mais sustentável, conectada e autónoma, com regulamentação cada vez mais rigorosa, a terceira geração do Fiat 500 está mais uma vez na frente, trazendo consigo todo o seu design e prazer de condução. Não é apenas uma revolução. É a ‘reincarnação’ de um espírito, o de conseguir inspirar renovação. De facto, não bastam regras e regulamentos para fazer uma verdadeira revolução, é preciso algo icónico e deslumbrante: o Novo Fiat 500.
Nas palavras de Klaus Busse, Responsável de Design da FCA EMEA: “O nosso objetivo com o Novo Fiat 500 foi criar uma viatura elétrica com alma, cujo design fosse uma forte expressão da abordagem italiana ao estilo, que proporcionasse a sensação de poder ser desenhado a partir da tendência escultural do Novo 500, nomeadamente no que se refere aos ‘olhos’ – os faróis – e ao interior. Quisemos criar um produto exclusivo, como afirmação do espírito italiano e como demonstração da atual capacidade de criar de Itália, como nação, e da Fiat, como marca. Receber o “Red Dot Award” é uma grande honra para toda a equipa envolvida no projeto do Novo 500.”
Os “Red Dot Design Awards” começaram em 1955 e, ao longo dos tempos, tornaram-se dos prémios mais desejados no mundo do design industrial. Organizados em três categorias principais (“Product Design”, “Communication Design” e “Concept Design”), os “Red Dot Design Awards” são dirigidos a todas as empresas onde é dada grande importância ao design. O júri internacional, constituído por designers independentes, professores e jornalistas, avalia projetos segundo critérios como inovação, qualidade formal, funcionalidade e sustentabilidade. Este ano, foram recebidas mais de 4100 candidaturas provenientes de 52 países, das quais foram premiadas 187.