A empresa chinesa de táxis aéreos Xpeng Aeroht apresentou um novo carro voador modular que combina um veículo tipo minivan com uma aeronave para dois passageiros. A empresa anunciou que já tem 3.000 encomendas confirmadas para este veículo.
Chamado de Land Aircraft Carrier (Porta-Aviões Terrestre), o veículo modular foi apresentado durante uma demonstração em Guangzhou, na China. Durante o evento, o módulo voador do veículo impressionou o público ao descolar verticalmente de uma área relvada. Após a descolagem, o módulo deu uma volta no ar e, em seguida, aterrou suavemente no mesmo local. De acordo com a empresa, esta demonstração foi concebida para ilustrar claramente como o veículo é capaz de alternar de forma fluida entre o modo de condução terrestre e o modo de voo, oferecendo uma experiência de mobilidade integrada e inovadora.
O primeiro voo tripulado público do Land Aircraft Carrier está programado para ocorrer durante o China Airshow, que terá lugar em Zhuhai, na China, em novembro. Além disso, o veículo inovador também estará em exibição no Guangzhou International Auto Show, que ocorrerá no mesmo mês. Vale a pena mencionar que esta demonstração segue-se à estreia do outro carro voador da Xpeng Aeroht na CES 2024, realizada em Las Vegas, em janeiro. Com esta sequência de apresentações, a empresa continua a reforçar a sua posição de liderança na indústria de veículos voadores.
Uma mistura de Cybertruck com drone
O Land Aircraft Carrier assemelha-se a uma minivan de estilo futurista, semelhante ao Tesla Cybertruck, no que diz respeito à parte automóvel do veículo, conhecida como a “nave-mãe”. Por outro lado, o módulo aéreo foi projetado para lembrar um pequeno táxi aéreo do tipo drone. Graças ao seu design compacto e eficiente, este módulo é capaz de transportar duas pessoas pelo ar de forma rápida e segura. Dessa forma, o veículo combina mobilidade terrestre e aérea, oferecendo uma solução de transporte altamente versátil e inovadora.
O módulo terrestre possui um design de seis rodas e três eixos com tração integral 6×6 e direção nas rodas traseiras. Isto permite que o veículo se aventure fora de estrada e transporte cargas pesadas. A bagageira pode armazenar o módulo aéreo e, ainda assim, acomodar quatro pessoas no interior, segundo a Xpeng.
O módulo terrestre funciona como uma plataforma móvel, além de servir como estação de armazenamento e energia para o módulo aéreo. Está equipado com o que a Xpeng afirma ser o primeiro sistema de motorização de alcance estendido de carboneto de silício de 800 V do mundo, oferecendo mais de 1.000 quilómetros de autonomia. Também possui funções de condução autónoma enquanto serve como estação de carregamento móvel para o módulo de voo.
Características do módulo de voo:
- Design com seis eixos e seis hélices de ventoinha dupla
- Estrutura e hélices em fibra de carbono
- Cabina panorâmica de 270° para uma ampla visão do piloto
- Quando aterra, os seis braços e hélices recolhem-se e reconectam-se ao módulo terrestre, reunindo as duas partes do veículo
O módulo de voo inclui:
- Plataforma totalmente integrada de 800 V de carboneto de silício
- Bateria de voo
- Motor elétrico
- Ventoinhas canalizadas (ducted fans)
- Compressores operando a 800 V
Fonte: ELECTRONICS360