No final do mês de outubro, Portugal atingiu um recorde de vendas de Veículos Elétricos e aproximou-se da marca de cinco mil unidades para superar o total do ano passado. Este marco será alcançado em novembro, um mês antes do final do ano.
Entretanto, outubro de 2024 é o mês, de sempre, com mais veículos elétricos (BEV + PHEV) matriculados em Portugal, com 9.163 veículos em todas as categorias (novos e importados usados), superando o recorde anterior atingido em dezembro de 2023 (8.669 veículos).
Além disso, o número de veículos 100% elétricos importados usados matriculados em outubro de 2024 também é um novo recorde: 1.673, que representa um crescimento homólogo de 104% em relação a outubro de 2023 (819 veículos).
Considerando todas as categorias de veículos novos, os veículos 100% elétricos cresceram 22% em relação a outubro de 2023 (3.848 vs 3.148).
Quota de Mercado
Outro número relevante é a quota de mercado. Apesar do recorde de setembro, os veículos 100% elétricos não voltaram a liderar as vendas de ligeiros de passageiros novos em outubro. No entanto, a diferença foi mínima: os elétricos atingiram 22,78% de quota, enquanto os veículos a gasolina registaram 26,93%. Com apenas 4% de diferença, os dois tipos de motorização mostram níveis de popularidade muito próximos, refletindo o crescente interesse dos consumidores pela mobilidade elétrica.
Em relação às marcas, outubro de 2024 trouxe uma surpresa. A Peugeot liderou, pela primeira vez, as vendas de ligeiros de passageiros 100% elétricos, com 507 unidades. A BMW ficou em segundo lugar, com 431 veículos vendidos. A Tesla, que historicamente domina este mercado, desceu para a terceira posição, com 349 veículos entregues, um valor bastante inferior ao habitual. Assim, em 2024, já houve dois meses em que a Tesla não conseguiu manter a liderança no mercado português.
O quarto trimestre do ano começou com um recorde de vendas de Veículos Elétricos, refletindo o crescente interesse pela mobilidade sustentável. A quota de mercado mantém-se próxima dos 30%, atingindo o maior valor do ano: 32,19%. Atualmente, um em cada três veículos vendidos em Portugal é eletrificado, sendo que, no caso dos BEV, um em cada cinco veículos vendidos é 100% elétrico.
Redes de Carregamento
As redes de carregamento continuam a expandir-se. Instalações e ligações de novos postos de carregamento decorrem semanalmente. Já existem 552 pontos de carregamento nos HUBs públicos. Este tipo de infraestruturas é essencial para cumprir as metas do AFIR e para proporcionar alternativas de carregamento aos utilizadores sem acesso a carregadores domésticos.
Incentivos VEN 2024
Com a abertura dos incentivos VEN 2024 do Fundo Ambiental, verifica-se que os limites de incentivos permanecem por atingir em quase todas as categorias. A única exceção são as bicicletas de carga, que já ultrapassaram o limite disponível. Embora o ritmo de submissão de candidaturas esteja baixo, é essencial destacar a importância destes apoios para descarbonizar os transportes, tanto de passageiros quanto de mercadorias.
Entretanto, várias marcas já ajustaram os preços PVP de alguns modelos em Portugal. A redução do valor do incentivo para automóveis ligeiros até 38.500€ está a ter impacto no mercado. Esta mudança é uma boa notícia para futuros proprietários e utilizadores de veículos 100% elétricos.
Fonte: UVE