Porsche amplia autonomia do Taycan e reforça conectividade
A Porsche volta a ‘mexer’ no Taycan para conceder ao seu modelo elétrico (também ao Taycan Cross Turismo) uma série de novidades, incluindo o aumento da autonomia, o reforço da vertente tecnológica e da conectividade, a que se juntam ainda novas cores.
Segundo a marca alemã, o aumento da autonomia não será refletido nos valores de homologação WLTP, mas garante que em utilização diária os seus clientes poderão tirar partido de uma maior autonomia fruto de extensos desenvolvimentos tecnológicos. Assim, nos modos ‘Normal’ e ‘Range’, o motor dianteiro elétrico fica praticamente desligado em cargas parciais nos modelos de tração integral. Além disso, não é transmitida qualquer energia para quaisquer dos eixos quando o veículo está a circular em modo de ‘vela’ ou parado. Esta função de roda elétrica livre reduz as perdas por arrasto. Os motores voltam a ser ligados em milissegundos apenas quando o condutor o requisita ou altera o modo de condução.
1 of 6
A gestão térmica e as funções de carregamento foram também aprimoradas. Com o Turbo Charging Planner, a bateria da alta voltagem pode agora ser aquecida a uma temperatura mais elevada do que anteriormente. Isto significa que o carregamento rápido é possível mais cedo e a um nível de carga mais elevado. Adicionalmente, a utilização do desperdício de calor a partir dos componentes elétricos é ainda mais alargada para regular a temperatura da bateria.
Os diversos melhoramentos incluem a integração do Android Auto no Porsche Communication Management (PCM), assim como a disponibilização do Remote Park Assist, pela primeira vez, no Taycan. Com este novo sistema de assistência (opcional), o processo de estacionar o veículo pode ser controlado via smartphone, sem necessidade de o condutor estar ao volante.
O controlo automático é possível para os lugares em paralelo ou em perpendicular assim como garagens. O sistema deteta os lugares de forma automática e mede o espaço através dos sensores ultrassónicos do veículo e das câmaras. Se houver espaço suficiente, o condutor pode dar início ao processo de estacionamento através da app Porsche Connect e sair do veículo. O condutor tem, no entanto, de monitorizar continuamente o processo de estacionamento, pressionando o botão na interface da app no smartphone. A função Remote Park Assist fica com o controlo independente sobre a direção e movimentos para trás e para a frente. Se o botão for libertado, o Taycan interrompe a manobra de forma imediata.
Android Auto integrado no sistema de infoentretenimento
A sexta geração do Porsche Communication Management (PCM) está aplicada no Taycan desde o seu lançamento, permitindo a integração com o Apple Music e Apple Podcasts. Agora, também o Android Auto é integrado no PCM, juntando-se ao CarPlay. As funções e apps para smartphone que não afetem a segurança ao volante podem agora ser operadas via PCM 6.0 ou via comando de voz Google Assistant.
Também melhorado, o assistente de voz Voice Pilot entende ainda melhor as instruções em linguagem corrente. O sistema de navegação por satélite calcula de forma mais rápida, utilizando a pesquisa online para pontos de interesse (POI) e apresenta também a informação de forma mais clara. A disposição e o sistema operativo foram também significativamente renovados: existem agora cinco opções no menu do lado esquerdo do ecrã ao invés de três e os ícones podem ser organizados de forma individual.
Ainda mais pinturas individuais
Na década de 1990, a Porsche introduziu inúmeras pinturas coloridas à sua gama. Estas rapidamente alcançaram o estatuto de culto entre os fãs da marca e hoje são especialmente populares nos clássicos como a geração 964. Estas cativantes cores estão agora de regresso. Como parte do desenvolvimento contínuo da estratégia de personalização da Porsche Exclusive Manufaktur, o Taycan está agora disponível com pintura personalizada e pintura personalizada Plus como complemento às 17 cores de série. A primeira opção permite a pintura com 63 cores adicionais, no presente. Isto inclui as cores Azul Luar Metalizado, Verde Ácido, Vermelho Rubi, Azul Riviera e Violeta Metalizado, que são tão caraterísticas da marca. A pintura personalizada Plus oferece aos clientes liberdade quase total na escolha da cor, permitindo até combinar o Taycan com os seus acessórios favoritos.
Com as novas opções de pintura personalizada, “Paint to Sample” e “Paint to Sample Plus”, as escolhas de cores menos comuns e pessoais podem agora ser realizadas. Por exemplo, o Taycan pode agora ser pintado nas clássicas cores dos anos 90 do século passado, Vermelho Rubi ou Verde Ácido.
“O desenvolvimento técnico contínuo dos nossos veículos é parte do ADN da Porsche. A última geração do Taycan impressiona pela integração e conectividade com os smartphones, a qual inclui agora Android Auto”, afirma Kevin Giek, Vice-Presidente da gama Taycan desde abril. “A nossa gama Taycan está a crescer e a prosperar. O novo Cross Turismo, o qual foi adicionado à gama na primavera, está a alcançar extrema popularidade entre os nossos clientes, como tem sido demonstrado pelo elevado número de encomendas”, acrescentou.
Porsche Charging Service: Quase 200.000 postos de carregamento
O Porsche Charging Service oferece acesso aos pontos de carga de diversas redes espalhadas pelo mundo, com a fatura a ser centralizada pela Porsche. Atualmente, há quase 200.000 pontos de carga em mais de 20 países pela Europa, incluindo perto de 6500 estações de carga (CC) com mais de 50 kW.
Outro dos destaques é o Porsche Destination Charging. Com este serviço exclusivo, os clientes podem carregar os seus modelos Porsche elétricos ou híbridos plug-in de forma gratuita em destinos particularmente populares. A rede já oferece mais de 2000 pontos de carga CA em mais de 50 países em localizações como hotéis, restaurantes, aeroportos, centros comerciais, clubes desportivos e marinas – e a rede continua a expandir-se. Todas as operações com o Porsche Charging Service são neutras em carbono.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.