Venda de carros eletrificados supera Diesel pela primeira vez – Vida ̵ ...

Venda de carros eletrificados supera Diesel pela primeira vez

 

De acordo com os dados fornecidos pela Jato Dinamics, setembro de 2020 foi um mês importante para a indústria automóvel. De facto, foi a primeira vez que os veículos eletrificados registaram um maior número de vendas face aos Diesel. Passando para números, foram vendidos 327 800 veículos eletrificados, o que representa não só um recorde

 

De acordo com os dados fornecidos pela Jato Dinamics, setembro de 2020 foi um mês importante para a indústria automóvel. De facto, foi a primeira vez que os veículos eletrificados registaram um maior número de vendas face aos Diesel. Passando para números, foram vendidos 327 800 veículos eletrificados, o que representa não só um recorde de percentagem de mercado (25%), mas também de volume. Isto porque, foi a primeira vez que a marca de 300 mil unidades vendidas foi superada. Estes números positivos dos veículos com energia elétrica é ainda mais impressionante quando percebemos que, quando comparado com setembro de 2019, o crescimento é de 139%.

Quanto ao Diesel, a linha é claramente descendente. Em setembro de 2020 registou-se o pior resultado dos últimos anos com 24,8% de percentagem de mercado. A título de comparação há 10 anos os veículos Diesel representavam 50% do mercado. “A mudança de combustão para eletrificação está finalmente a acontecer. Apesar destes números serem apoiados pelas políticas e incentivos governamentais, os consumidores estão prontos para adotar estas novas tecnologias”, refere Felipe Munoz, Analista da Jato Dynamics.

Ao analisar o número de vendas pelo tipo de propulsão elétrica, percebemos que existe cada vez mais diversidade, porém, com os SUV em destaque. No que diz respeito a híbridos/mild hybrid, é o Toyota Corolla o mais vendido (15 093 unidades), seguido do Ford Puma (12 251 unidades) e Toyota C-HR (11 991 unidades). Já nos híbridos plug-in o top 3 tem três marcas completamente diferentes e todas premium: Mercedes-Benz Classe A (4782 unidades), Volvo XC40 (4036 unidades) e Audi Q5 (2998 unidades). Passando para os elétricos a liderança continua nas mãos do Tesla Model 3 (15 702 unidades), que é também o veículo eletrificado mais vendido, seguido pelo Renault Zoe (11 023 unidades) e pelo recém-lançado Volkswagen ID.3 (7897 unidades).

Fonte: Jato Dynamics